fbpx

Como descongelar carne bovina cozida ou assada?

Não saber como descongelar carne bovina cozida ou assada é mais comum do que se imagina.

Existem alguns métodos simples e eficazes que ajudam você no processo de descongelar sua carne bovina cozida ou assada super rapidamente.

Basicamente se descongela uma carne que já está cozida ou assada da mesma forma que se descongela uma carne crua.

A seguir vou listar as 3 formas mais fáceis de fazer esse descongelamento de forma eficaz. São eles:

  • Utilizando o forno micro-ondas
  • Utilizando água fria
  • Utilizando a própria geladeira

O fato de a carne já está cozida ou assada já facilita esse descongelamento que no caso é mais rápido, liberando mais umidade que a carne crua.

Artigo recomendado: Porque o hambúrguer encolhe?

Como descongelar carne bovina bovina cozida ou assada com água fria?

A imagem mostra a carne sendo descongelada

O nosso primeiro método para descongelar carne bovina cozida ou assada é fazendo uso de água fria.

Para isso, será necessário que você tenha aqueles sacos que servem para guardar alimentos – Sacos herméticos – você deve envolver a carne que será descongelada em plástico filme e acomoda-las em um desses sacos que guardam alimentos.

A dica é retirar o máximo de ar possível, pressurizando o alimento o máximo possível, isso ajuda a não proliferar algum fungo durante o processo de descongelamento em água fria.

Certifique-se de que o saco esteja bem fechado, reserve água fria em uma vasilha e acomode a carne, emergindo todo o alimento que será descongelado.

Lembre-se que será necessário trocar a água onde você emergiu a carne de meia em meia hora até a carne adquirir temperatura ambiente.

Feito o descongelamento a base de água fria será preciso consumir essa carne em até 24 horas, não sendo possível congelar o alimento novamente, então só descongele o que for consumir.

Como descongelar a carne no micro-ondas?

Normalmente todo micro-ondas já vem com instruções no próprio painel de comando do aparelho para descongelar qualquer alimento.

No caso da carne congelada assada ou cozida o procedimento patrão é o seguinte:

Utilize recipiente adequado para micro-ondas, coloque a carne no micro-ondas e digite o tempo indicado conforme fabricante do seu micro.

Os micro-ondas possuem potências diferentes a depender da marca, por isso o indicado é sempre seguir a orientação do fabricante para descongelar qualquer tipo de alimento.

Veja no vídeo abaixo:

 

Veja também: Qual a melhor carne para fazer hambúrguer?

Como descongelar carne bovina cozida ou assada na geladeira?

Sem dúvida alguma a geladeira é o eletrodomésticos mais utilizado em qualquer casa e descongelar carne bovina cozida ou assada na geladeira é a forma ideal.

A geladeira descongela qualquer alimento de forma gradativa e sem perder a qualidade, sendo assim, essa é a forma mais segura para descongelar sua carne.

A idéia é acomodar a carne cozida ou assada que esteja congelada em um prato apropriado e reservar na geladeira longe dos outros alimentos.

Para cada meio quilo de carne leva em média uma hora para o descongelamento total, sendo que depois de descongelado a carne ainda fica na temperatura ideal para não perder suas prioridades e vitaminas.

Ainda sobre o uso do micro-ondas

A imagem mostra como descongelar a carne no micro-ondas
Foto: Cantinho da Comida

É sempre bom lembrar que a forma ideal de descongelar uma carne que esteja cozida ou assada é no forno do fogão.

A dica aqui é pré-aquecer o forno a 180°c e manter o alimento quente para consumo.

Quando fazemos o descongelamento em um micro-ondas pode acontecer de não conseguir descongelar por igual.

Algumas partes vão descongelar totalmente e outras não, minha dica é descongelar em pequenas porções facilitando o trabalho que o micro-ondas exerce sobre a carne.

Posso descongelar e congelar novamente?

Independente do alimento que seja, jamais faço isso! Descongelou, prepare e consuma em até 24 horas.

Fazendo isso, você garante a qualidade e sabor da carne, evitando a perca do alimento por conta de um armazenamento inadequado.

Outros conteúdos que podem te interessar:

Quando descongelamos e congelamos o alimento várias vezes, além de o alimento perder todos os nutrientes e vitaminas, você ainda corre o risco de contaminar aquele alimento provocando fungos e bactérias.

como descongelar carne bovina cozida ou assada
Foto: Cantinho da Comida

O que acontece se ingerimos alimentos estragados?

Ao ingerir um alimento estragado você corre sérios riscos de saúde, você pode ter náuseas, dores de barriga, vômitos além de uma forte infecção intestinal.

Quantas vezes você saiu para comer algo na rua e acabou passando mal depois? Além de uma série de possibilidades, o descongelamento inadequado do alimento está entre os campeões nesse quesito.

O que provoca nas pessoas uma série de problemas de saúde por negligência de alguns profissionais de cozinha em relação a isso.

Por isso é importante congelar da maneira correta e ao fazer esse descongelamento, consuma o mais breve possível o alimento.

Bom! Eu espero ter ajudado você com nossas dicas sobre como descongelar carne bovina cozida ou assada da maneira correta.

Forte abraço, te vejo no próximo artigo!

Gleyson Norte

Chef de cozinha e autor do blog Cantinho da Comida. Trabalho como chef de cozinha, sou apaixonado por culinária, sou o fundador deste blog e pretendo passar todas as receitas que aprendi ao longo de 16 anos na área de gastronomia. ❤️

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo