Porque o pão de queijo fica duro e seco?

As vezes quando vamos fazer alguma receita pode acontecer alguns erros ou simplesmente escolher produtos de baixa qualidade e isso acaba fazendo sua receita desandar, daí muitas pessoas vem me perguntar porque o pão de queijo fica duro e seco?

Tradicionalmente conhecido o pão de queijo ao longo do tempo vem sendo o carro cheff no café da manhã de muitas famílias.

Muitas pessoas inclusive preferem fazer seu próprio pão de queijo ao comprar-los prontos e nesse processo de achar uma boa receita e replicar ela, podem ocorrer erros na execução da receita ou simplicidade nos ingredientes usados serem de qualidade duvidosa.

Pensando nisso eu resolvi criar este artigo listando os principais pontos que servirão de parâmetro para você avaliar porque sua receita de pão de queijo deu errado.

porque o pão de queijo fica duro e seco?

Normalmente isso acontece por excesso ou falta de algum ingrediente.

Existem várias formas de se fazer o pão de queijo, aqui mesmo no blog eu tenho algumas receitas que compartilho, veja:

Ao fazer qualquer uma dessas receitas pode acontecer de você errar ou colocar muito de um mesmo ingrediente.

Esse tipo de erro muitas das vezes passam despercebidos e acabamos fazendo a receita de forma errada.

Hoje eu vou listar algumas dicas que podem te ajudar a identificar onde você errou ao fazer seu pão de queijo.

Porque o pão de queijo fica duro e seco
Foto: Cantinho da Comida

1 – Escolha do pouvilho

A escolha do pouvilho pode ser um fator determinante para ter um pão de queijo de boa qualidade.

Todos sabemos que o ingrediente principal do pão de queijo é o pouvilho e saber escolher ou dosar a quantidade certa pode trazer a você uma experiência culinária realmente diferente.

Quando for optar por um tipo de pouvilho, a dica é utilizar os dois tipos de forma moderada, equilibrada.

Minha dica é utilizar 70% da receita com pouvilho azedo e 30% com pouvilho doce, a junção dos dois tipos de pouvilho vão lhe dar um pão de queijo diferenciado.

Macio por dentro e crocante por fora, utilizar apenas um tipo de pouvilho pode fazer seu pão de queijo murchar depois de assado ou simplesmente ficar ocado por dentro sem aquela goma macia tradicional do verdadeiro pão de queijo.

2 – Muita água na receita

Porque o pão de queijo fica duro e seco
Receita de pão de queijo 

Pode acontecer de colocar muita água na receita, obrigando colocar mais pouvilho buscando amenizar o excesso de água.

Isso com certeza fará seu pão de queijo ficar seco e bem duro, por isso é importante atentar-se a quantidade de água utilizada na receita e mesmo que sua receita indique uma certa quantidade de água, vá colocando essa água ainda quente aos poucos.

Isso vai de fato lhe ajudar a não desandar a receita e com certeza seus pães de queijo ficarão perfeitos.

3 – Não escaldar corretamente

Muitas pessoas não sabem nem o que é escaldar e para que não fique nenhuma dúvida, o termo escaldar em uma receita é basicamente ferver líquidos e misturar a algum ou alguns ingredientes sólidos.

No nosso caso, estamos falando  ferver até borbulhar a água, o leite e o óleo.

Para o escaldo correto será preciso ferver o leite, água e o óleo até borbulhar, em seguida adicione ao pouvilho nos percentuais que falamos acima e misture até formar uma massa engomada.

4 – Função do leite na massa do pão de queijo?

Um dos motivos que podem fazer seu pão de queijo ficar duro e seco é a falta de leite na massa.

Algumas pessoas falam por aí que dá para fazer o pão de queijo sem o leite e realmente dá, porém você deve saber que se esse pão de queijo não consumido logo, ele vai secar e endurecer em poucas horas.

A função do leite na massa do pão de queijo é reter a umidade da massa.

É exatamente a mistura do leite com a água e o óleo fervido que dá aquela aparência de muita massa por dentro do pão de queijo quando comemos.

Provavelmente você já deve ter comprado pão de queijo em alguma padaria com o aspecto ocado por dentro.

É bem provável que eles fizeram receita de pão de queijo sem utilizar leite, muitas vezes fazem isso para diminuir o custo e visando mais o lucro do que a qualidade do produto.

5 – Quando você se perguntar porque o pão de queijo fica duro e seco? verifique o período que ele ficou assando!

Bom, você já deve ter percebido que saber porque o pão de queijo fica duro e seco não é tão simples!

E com certeza deixar o pão de queijo por mais tempo do que o necessário pode fazer ele ficar realmente seco e duro.

Você pode até fazer o pão de queijo da forma correta, mas se você se descuidar e deixar o pão de queijo assar por mais tempo que o necessário, com certeza ele vai ficar seco e duro.

A dica aqui é pré aquecer o forno por pelo menos 10 minutos em uma temperatura média de 200°C e em seguida assar os pães de queijo por 30 minutos ou até dourar.

Por isso é importante ficar atenta ao assar o pão de queijo, um termo bastante usado nas padarias é “sentir o forno” você deve observar, sentir se o forno está na temperatura ideal para que seu pão de queijo asse perfeitamente.

6 – Confira a consistência da massa do pão de queijo!

Um bom pão de queijo, daqueles tradicionais mineiros leva bastante queijo.

A dica é colocar o máximo de muçarela ralada possível, é exatamente a muçarela que vai dar gosto e sabor inigualáveis aos pães de queijo.

Para isso, sua massa precisa estar perfeita, a massa não pode ficar muito dura e também não pode ficar muito mole.

Ela tem que ficar homogênea, é nesse momento que você deve colocar a muçarela ralada e terminar de misturar isso vai ter dar uma ótima massa e com certeza ela não vai ficar seca e dura.

Leia também: Como montar uma fábrica de pão de queijo

Porque o pão de queijo fica duro e seco?

Agora eu acredito que você já saiba porque o pão de queijo fica duro e seco. Existe várias possibilidades que pode fazer seus pães de queijo desandarem, listamos aqui as mais comuns.

Me conta nos comentários do artigo o que você acha que aconteceu com sua massa? Porque ela não ficou da forma que você esperava?

E eu vou ficando por aqui espero ter lhe ajudado de alguma forma com as dicas que falei aqui.

Forte abraço e até a próxima!

Gleyson Norte

Chef de cozinha e autor do blog Cantinho da Comida.Trabalho como chef de cozinha, sou apaixonado por culinária, sou o fundador deste blog e pretendo passar todas as receitas que aprendi ao longo de 16 anos na área de gastronomia. ❤️

Artigos relacionados

15 Comentários

  1. Boa noite!!!minha receita é muito boa mesmo,mas dessa vez fiz tipo degustação (menorzinho com Bacon )bati o Bacon na massa. deu pra comer só quando tirei do forno. depois ficou duro duro!nunca me aconteceu isso.

  2. Sempre fiz pão de queijo muito bom. Vendo bastante,mas agora comprei a masseira e meu pão de queijo não presta. Vou ter que fazer na mão mesmo. O que faço?

    1. Estou usando um polvilho próprio para pão-de-queijo, que dispensa escaldar. Sempre fiz amassando com as mãos e fica ótimo. Hoje, pela primeira vez usei a Planetária e ficou muito seco por fora. Por dentro ficou ótimo. Vou experimentar assar o resto da massa com vapor de uma assadeira com água por baixo. Será que dará certo?

    1. Para 500g de polvilho a média é de 230ml de leite integral e leite que não seja reduzido de gordura. 200ml de água e 120 de óleo. Queijo uso meia cura, 250g e 100de parmesão fresco, ou queijo muçarela como na receita acima. Fica a seu critério. Amassar na mão como massa de pão mesmo. Virando e amassando suavemente.

      1. Eu segui a receita e o meu ficou duro mais eu deixei ele assar na temperatura mais baixa por isso ele ficou uns 49 minutos no forno e em meio quilo de polvilho doce eu coloquei 2 ovos será o que aconteceu pra ele ficar duro

  3. Fiz um pão de queijo ta duro,que senti vergonha de dizer que sou de Minas, minha filha diz que não vivo minha raiz
    Rs
    Fiz tudo correto, mas ficou horrível, nem corou!

    1. Mesma coisa aqui, ai descobri que era o leite de caixinha, esse leite de caixinha é pura água, troquei por leite fresco no saquinho e problema resolvido, depois quero testar com creme de leite da caixinha dizem que fica show.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo