fbpx

Qual a melhor carne para fazer hambúrguer?

Sem sombra de dúvidas um dos maiores segredos de uma hamburgueria de sucesso é a carne e saber qual a melhor carne para fazer hambúrguer é fundamental.

Não é a toa que franquias famosas como o Mac Donald’s ou BOB’S conseguiram se posicionar no mercado como referência  no setor fast food.

Com certeza por trás de todo sucesso das marcas está um planejamento bem feito e o hambúrguer que eles utilizam, não tenham dúvidas, com certeza foi pensando e testado varias vezes até eles encontrarem o ponto ideal, tornando os lanches das marcas conhecidas mundo a fora.

E para você que está iniciando no ramos, com certeza deve estar buscando saber qual a melhor carne para fazer hambúrguer, neste artigo vamos falar sobre algumas carnes que você pode utilizar e ter um hambúrguer simplesmente maravilhoso.

Pode lhe interessar: Porque o pão de queijo fica seco e duro

Hambúrguer assando na grelha

Qual a melhor carne para fazer hambúrguer?

Abaixo eu irei listar algumas das carnes mais utilizadas para fazer hambúrguer, espero poder de fato te ajudar com nossa lista.

Nosso objetivo aqui é dar idéias a você de onde começar, a dica principal aqui é testar vários tipos de carnes até encontrar a ideal, aquela que seus clientes realmente aprovaram.

Então se você pretende ter um hambúrguer de qualidade, minha sugestão é varia entre cortes de carnes mais magras e cortes com maior teor de gordura.

Naturalmente seu hambúrguer deve ser suculento e para conseguir isso deve haver essa mistura de carne mais gorda com a carne mais magra.

Fazendo isso você obtem um hambúrguer no ponto, se você utiliza muita carne magra por exemplo, seu hambúrguer a assar ou fritar irá ficar seco e duro.

Quando ocorre a mistura correta, seu hambúrguer fica macio por dentro e bem suculento, garantido uma maior aceitação do seu público, é sucesso garantido!

Minha dica é variar entre cortes como o acém, contra filé, peito e fraldinha, esses tipos de carnes são mais gordurosos e misturado a cortes como coxão duro, patinho e alcatra, tradicionalmente magros, tornam seu hambúrguer divino.

Leia também: Porque o hambúrguer encolhe

Quais temperos utilizar no preparo do hambúrguer?


Cortando cebola para colocar no hambúrguer

Em muitos casos, a maioria dos hambúrgueiros do Brasil afora utilizam apenas sal e um pouco de pimenta no preparo.

A dica é procurar estar sempre inovando buscando por temperos diferentes que se encaixem na sua proposta de hambúrguer.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é a carne utilizada, se você vai fazer  hambúrguer com cortes de carnes mais magro seria interessante utilizar uma cebolinha picada, neste caso, a cebola vai umidecer o hambúrguer, deixando mais suculento na hora de prepara-lo.

Nesse vídeo você vai aprender a fazer hambúrguer utilizando temperos. Confira!

Você pode inovar de várias formas, no caso do hambúrguer suíno por exemplo, utilizar coentro e cominho seria um tiro certeiro no preparo do hambúrguer suíno.

Além disso pode acrescentar no preparo do hambúrguer um pouco páprica, essa iguaria vai dar aquele toque de hambúrguer defumado diferenciado com toda certeza.

Há quem diga tambem que apenas sal e pimenta do reino já resolve o problema com sabor do hambúrguer, principalmente se a carne estiver nos percentuais corretos de carne magra e carne gorda.

Confira no vídeo abaixo:

Como preparar o hambúrguer?

Pode parecer fácil, porém preparar o hambúrguer é fundamental para ter hambúrgueres de qualidade.

Reserve em uma vasilha 1 quilo de carne da sua escolha sendo 60% carne magra e 40% carne gorda, faça a mistura com as mãos.

Forme pequenas bolinhas, pequenas porções de carne, siga jogando de uma mão para a outra a carne bem rápido até tirar o ar que envolve a carne.

Depois é só modelar os hambúrgueres na espessura e diâmetro que desejar.

Feito isso é só colocar o sal e assar se for na brasa, vá virando o hambúrguer de um lado para o outro até ficar bem assadinho.

Veja neste outro vídeo mais uma ideia super legal de como fazer hambúrguer:

Se for na chapa o procedimento é o mesmo, se for assar no forno do fogão da sua casa, coloque um pouco de óleo na assadeira que vai ao forno e coloque o hambúrguer por cima e deixe assar até dourar.

O preparo de um hambúrguer leva em torno de 15 minutos até ficar pronto, faça seu hambúrguer e me diga nos comentários qual o hambúrguer que você mais gostou?

Te espero nos comentários, até a próxima!

Gleyson Norte

Chef de cozinha e autor do blog Cantinho da Comida. Trabalho como chef de cozinha, sou apaixonado por culinária, sou o fundador deste blog e pretendo passar todas as receitas que aprendi ao longo de 16 anos na área de gastronomia. ❤️

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo