Como Ferver Água no Microondas

Essa é sem dúvida um dilema para muitas pessoas! Simplesmente pelo fato de não saber como ferver água no microondas  e se realmente pode ferver água no microondas.

Eu mesmo aqui em casa já tentei ferver água no microondas e tive a grata surpresa de ter água quente espalhada para todos os lados e quase me queimei todo.

Então por conta disso resolvi pesquisar e observei que a água passou por um superaquecimento, ocorre quando a água esquenta dimais e passa por um processo de ebulição, liberando muito vapor e provocando uma espécie de “estouro d’água” quando a água ferve.

Apesar de parecer ser algo difícil de ocorrer, isso pode acontecer e se acontecer pode ser algo muito desagradável, pois um incidente desses pode provocar em quem estiver próximo serias queimaduras.

Então muito cuidado!

E pensando nisso eu resolvi elaborar um passo a passo para que você entenda como ferver água no microondas da maneira correta. Vamos conferir!

Qual o recipiente correto?

Eu diria que para ter sucesso na sua missão de ferver água no microondas, é preciso que você esolha o recipiente correto.

Objetos que não podem ser levados ao microondas podem derreter, explodir e provocar sérios danos ao seu aparelho.

Então, não dê mole na escolha do recipiente correto! E se você estiver na dúvida de qual utilizar, através da nossa lista abaixo você pode identificar:

  • Recipientes de vidro
  • Recipientes Cerâmico
  • Pratos de papel
  • Papel manteiga

Os itens que não podem ser utilizados no microondas são:

  • Recipientes de metal
  • Recipientes lacrados ou tampados a vácuo – nesse caso você corre sérios riscos de explosão ao utilizar.
  • Recipientes de plástico ou descartáveis, como copos de iorgute ou plástico filme

Como ferver água no microondas?

Bom! Agora que já sabemos qual o recipiente correto vamos ao passo a passo para ferver água no microondas.

1 – De posse do recipiente correto, no qual listamos acima, reserve a água na quantidade que desejar.

É importante lembrar que o recipiente não pode ser fechado, lacrado ou tampado, para que não haja a possibilidade de explosão da água ao ferver.

Como ferver água no microondas

2 – Depois que colocar a água no recipiente e importante colocar um outro objeto – Que pode ser levado ao microondas – junto com a água.

Nessa caso você pode utilizar aqueles palitos de picolé ou uma colher de pau, daquelas que utilizamos no nosso dia a dia na cozinha.

3 – Agora é que são elas, nesse momento você vai abrir a porta do microondas, colocar seu recipiente com água no microondas, fechar a porta do microondas e selecionar o tempo de fervura.

Colocando a xícara com água dentro do microondas

Você pode se interessar em ler:

Jamais selecione períodos logos, como 2 ou 3 minutos, minha dica é selecionar períodos de 50 segundos e ir verificando se a água está na temperatura que deseja.

Caso tenha um termometro daqueles utilizados em cozinha, faça uso para verificar a temperatura ok.

4 – Se você colocou a água em algum recipiente que retem muito calor a dica é utilizar luvas de cozinha nas mãos, assim você evita queimar as mãos ao tocar o recipiente de vidro.

É importante ficar atento!

Evite Super Aquecimento: Em alguns casos, a água no micro-ondas pode ficar super aquecida, o que significa que ela pode estar acima do ponto de fervura, mas não apresentar bolhas.

Isso pode ser perigoso. Tenha cuidado ao remover o recipiente e evite tocar na água até ter certeza de que ela não está super aquecida.

Use Recipientes Seguros: Lembre-se de usar apenas recipientes adequados para micro-ondas, pois recipientes inadequados podem quebrar ou causar problemas de segurança.

Ferver água no micro-ondas é rápido e fácil, mas como em qualquer tarefa na cozinha, a segurança deve ser a prioridade.

Esteja atento ao manusear água fervente e siga as dicas que eu falei acima para um processo seguro. No site do UOL,  o físico Gerson Julião, do grupo Ciência em Show, da dicas para evitar acidentes em casa, vai lá e confere.

Como ferver água no microondas: Aprenda a evitar acidentes!

É sempre bom ter muito cautela ao manusear qualquer aparelho doméstico e no caso do microondas, você deve sim ter bastante atenção.

Muito cuidado ao aquecer a água, procure sempre aquecer por períodos curtos, água aquecida por longos períodos pode causar superaquecimento e com isso causar acidentes como queimaduras.

Confira esse vídeo do youtube com dicas para evitar acidentes com água quente no micro-ondas:

Outro ponto que deve ser observado são os objetivos lisos, alguns não possuem a aderência adequadas para que você possa segurar e retirar do microondas de maneira adequada.

Dê preferência a recipiente mais porosos e de fácil manuseio, fazendo isso você diminuir e muito a chance de se queimar.

Algo que também deve ser observado é ao desligar o microondas para retirada do recipiente, faça uso de uma colher, dando leves toques laterais afim de verificar se há um superaquecimento da água, caso haja, ao tocar com a colher essa água vai borbulhar.

Seu microondas ficará encharcado de água quente mas vai evitar com certeza que você se queime.

E pra finalizar com chave de ouro nossas dicas sobre como ferver água no microondas, é preferível que você proteja se rosto ao retirar a água do miicro ou então vire o rosto para o lado afim de evitar qualquer respingo d’água na face.

Eu espero sinceramente que nossa dicas de hoje tenham te ajudado de alguma forma, te agradeço por ficar comigo até aqui! Agora eu quero muito saber se vocês teve sucesso ao ferver sua água no microondas, me conta aqui nos comentários do artigo.

E eu vou ficando por aqui, forte abraço e até a próxima!

Gleyson Norte

Chef de cozinha e autor do blog Cantinho da Comida.Trabalho como chef de cozinha, sou apaixonado por culinária, sou o fundador deste blog e pretendo passar todas as receitas que aprendi ao longo de 16 anos na área de gastronomia. ❤️

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo