O que fazer para evitar que a panela de pressão explode?

Hoje nós vamos tratar de um tema super sério, que inclusive ja causou muitos acidentes domésticos, vamos falar sobre o que fazer para evitar que a panela de pressão explode, leia atentamente as dicas desse artigo!

O que me levou a escrever esse artigo, foi um fato recente que aconteceu com a família da minha irmã. Ao cozinhar o feijão, ela percebeu que algo estava errado.

Ela tem dois filhos, um rapazinho de 5 anos e um bebê, por costume ela faz o almoço todos dias com sua nenê nos braços, foi então que ela percebeu que ao cozinhar o feijão, a panela de pressão estava mudando seu formato original “Estava inchando”.

Logo, ela desligou a fogo do fogão e aguardou a panela esfriar até perder toda pressão.

E essa com certeza, foi uma atitude muito sábia, se ela não percebesse a situação com certeza algo mais grave poderia ter acontecido.

Recomendado para você: Como temperar farofa de churrasco 

O que fazer para evitar que a panela de pressão explode?

O que fazer para evitar que a panela de pressão explode
Panela de pressão

A panela de pressão é uma ferramenta de cozinha muito útil, mas deve ser usada com cuidado para evitar acidentes.

Para evitar que a panela de pressão exploda, e importante seguir algumas instruçõesque podem ser fatores decisivos para evitar acidentes domésticos.

Leia o manual

Antes de usar a panela de pressão, leia e siga as instruções do fabricante. Cada modelo pode ter especificidades e recomendações diferentes.

Verifique o estado da panela

Antes de cada uso, certifique-se de que a panela de pressão esteja em bom estado. Verifique se a vedação está intacta, se a válvula de segurança está funcionando corretamente e se não há danos visíveis.

Limpeza adequada

Mantenha a panela de pressão sempre limpa e livre de resíduos. Particularmente, verifique a válvula de segurança para garantir que não esteja obstruída.

Use líquidos suficientes

Adicione líquidos suficientes (água, caldo, etc.) ao cozinhar na panela de pressão. Isso evita que a panela seque e a pressão interna aumente demais.

Não sobrecarregue

O que fazer para evitar que a panela de pressão explode
Panela de pressão

Não encha a panela de pressão além do limite de capacidade recomendado pelo fabricante. Deixe espaço adequado para a expansão do líquido sob pressão.

Cuidado com alimentos espumantes

Alimentos que liberam muita espuma, como grãos e feijões, devem ser cozidos com cuidado na panela de pressão. A espuma pode bloquear a válvula de segurança e causar um aumento excessivo na pressão interna.

Mantenha a válvula limpa

A válvula de segurança e a válvula reguladora de pressão devem ser limpas regularmente para garantir que funcionem adequadamente.

Não tampe a panela de pressão imediatamente após desligar o fogão, deixe a panela esfriar um pouco e a pressão interna diminuir antes de abri-la.

Esteja atento durante o uso

Nunca deixe uma panela de pressão desacompanhada no fogão. Mantenha-se vigilante durante o cozimento para evitar problemas.

Libere a pressão corretamente

Antes de abrir a panela de pressão, siga o procedimento adequado para liberar a pressão. Existem dois métodos comuns: o natural (deixar a panela esfriar lentamente) e o rápido (usar a válvula de liberação de pressão). Siga as instruções do fabricante para cada método.

Veja também: Porque o arroz gruda no fundo da panela elétrica 

Confira essa dica!

Lembre-se sempre de que a panela de pressão pode ser perigosa se não for usada corretamente.

Confira essa reportagem com dicas preciosas para evitar acidentes como esse:

Se você não estiver familiarizado com o uso seguro da panela de pressão, procure orientação de alguém que tenha experiência ou consulte o manual do produto.

Gleyson Norte

Chef de cozinha e autor do blog Cantinho da Comida.Trabalho como chef de cozinha, sou apaixonado por culinária, sou o fundador deste blog e pretendo passar todas as receitas que aprendi ao longo de 16 anos na área de gastronomia. ❤️

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo