fbpx

O que fazer para a massa de esfiha não abrir?

Você não sabe mais o que fazer para a massa de esfiha não abrir? Então saiba que o processo a ser feito ao modelar sua esfiha fechada é bem simples.

Apesar de parecer algo bem simples muitas pessoas acabam que simplesmente ficam perdidas ao fechar as esfihas.

Então eu recomendo que você fique ligado nas dicas para modelar suas esfihas e nunca mais errar. Vamos conferir?

Veja este artigo: 10 salgados feitos com a mesma massa 

O que fazer para a massa de esfiha não abrir?

o que fazer para a massa de esfiha não abrir

Eu fiz uma longa pesquisa e percebi que não existe um padrão considerado 100% correto para esfihas ficarem totalmente fechadas.

Então o que você vai a seguir é um passo a passo baseado no que eu consegui estudar para poder passar para vocês com todo carinho. Veja o que fazer para a massa de esfiha não abrir passo a passo!

1 – Faça bolinhas com a massa!

Inicialmente a dica é bem simples! Assim que sovar toda a massa, você deve dividir em pequenas porções, faça bolinhas com a massa como mostro na foto acima.

2 – Abrindo a massa

O que você deve fazer aqui é o seguinte: Pegue uma das bolinhas que você coloque em uma superfície pouvilhada e com a palma da mão achate a massa em seguida conclua a abertura com as pontas dos dedos, irá se formar  disco parecido com a massa de uma pizza. Veja no vídeo abaixo:

Vale tanto para esfiha aberta quanto fechada, ao centro da massa coloque o recheio.

3 – Fechando a massa

Até aqui, já aprendemos como fazer as bolinhas das esfihas e como fazer o disco com o recheio.

Veja que para fechar não é tão difícil! Basta pegar as pontas da massa e com as pontas dos dedos ir apertando até fechar ao centro da esfiha.

4 – Fechando a outra ponta

Agora é a vez da outra ponta da esfiha, repita o mesmo processo com a ponta dos dedos pressionando a a parte inferior da esfiha até que a massa feche toda, formando a esfiha fechada.

5 – O que fazer para a massa de esfiha não abrir? Preparo final!

Depois que fechar as esfihas é hora de assa-las! A rebarba que fica na esfiha depois de fechadas você deve virar para o lado, assim sua esfiha ganhará uniformedade.

Neste momento você deve condicionar as esfihas na bandeja, ligar o forno a 280°C e por para assar.

Antes de colocar as esfihas para assar lembre-se de pincelar as esfihas. Para isso é só reservar algumas gemas de ovos e com um pincel de confeitaria passar por cima das esfihas.

Essa gema por cima das esfihas vai dar aquele aspecto dourado nas esfihas, tornando-as ainda mais atraentes para saborea-las.

Eu espero que você tenha gostado de aprender sobre o que fazer para a massa de esfiha não abrir, forte abraço, te vejo no próximo texto!

Em pouco mais de 10 minutos suas esfihas já estão prontas e bem assadinhas, agora é chamar os amigos e saborear essa delícia.

Bom! Eu vou ficando por aqui, espero que tenha gostado das dicas hoje, forte abraço e sucesso.

Gleyson Norte

Chef de cozinha e autor do blog Cantinho da Comida. Trabalho como chef de cozinha, sou apaixonado por culinária, sou o fundador deste blog e pretendo passar todas as receitas que aprendi ao longo de 16 anos na área de gastronomia. ❤️

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo